CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Translate

Encalhe


ONG faz alerta para morte de golfinhos no sul da Bahia



A ONG Pat Ecosmar alerta que já foram 12 golfinhos mortos este ano na costa marítima do sul da Bahia. O golfinho da espécie Peponocephala Electra, conhecida como cabeça-de-melão, não resistiu após ter encalhado vivo na praia de Tauípe, em Arraial D´Ajuda, litoral de Porto Seguro.
As causas da morte serão constatadas em 30 dias, quando será divulgado o resultado dos exames de sangue, da mucosa e do tecido, realizados em laboratório.
A veterinária do Instituto Baleia Jubarte, Adriana Colosio, diz que o animal estava fraco, com dificuldades. “A gente acredita que tenha sido obstrução. Ele estava arrotando, flauteando e defecando em excesso”, conta.
Segundo o coordenador de trabalho de campo da Ong, Paolo Botticelli, a quantidade de golfinhos encontrados mortos na região é alarmante e é necessário que órgãos de fiscalização e de conscientização ambiental intensifiquem os trabalhos.
“Em 15 anos, este número nunca foi registrado. Isto nos faz ligar a luz vermelha. Temos que transformar o número de encalhe em um número normal”, afirma.
Os outros onze golfinhos mortos, de acordo com Botticelli, eram da espécie boto-cinza.
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/04/ong-faz-alerta-para-morte-de-golfinhos-no-sul-da-bahia.html









Saúde do golfinho encalhado no sul da Bahia é preocupante

O golfinho fêmea da espécie cabeça-de-melã, que foi encaminhado para um cativeiro, após ficar encalhado vivo dia 09/04 na Praia de Tauípe, em Arraial D’Ajuda ainda merece atenção o quadro de saúde. De acordo com informações do Diretor de Pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, a fêmea de 2,30 metros de comprimento amanheceu ainda mais fragilizada.
A boa notícia é que exames de sangue não sinalizaram nenhuma alteração relevante, que possa, neste momento, indicar alguma doença grave. O golfinho está, desde a tarde deste domingo, recebendo cuidados e medicamentos no Projeto Amigo Tartaruga, em Porto Seguro, para onde foi levado já frágil e com escoriações pelo corpo, apesar de consciente e ativo.
Encontrado na Praia de Tauípe, em Arraial D’Ajuda, na tarde deste sábado, o golfinho chegou a ser devolvido ao mar por duas vezes, mas voltou a encalhar no mesmo local. Participaram do monitoramento e resgate o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Amiga Tartaruga. O Corpo de Bombeiros também colaborou, enchendo de água o tanque onde se encontra agora o golfinho.